teste

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

UM DIREITO QUE VOCÊ NÃO TEM: PROTESTAR MASCARADO. SAIBA AGORA POR QUÊ.

Faz tempo que era para eu ter feito essa postagem. Todavia, por alguma razão que nem eu sei explicar, outros temas acabaram vindo primeiro. Contudo, diante da perseguição midiática aos mascarados que atingiram o jornalista da Band (digo perseguição porque outras pessoas se machucaram e morreram durante os protestos, mas os jornais não deram a mesma atenção) o tema volta a ganhar força.
Muita gente é favorável aos delinquentes mascarados que esvaziaram os protestos brasileiros, inclusive artistas bem famosos. Acho que vocês já viram essas fotos pelas redes sociais:



Apesar de serem pessoas famosas, que exercem influência na cultura nacional (e que eu admiro), eles também estão passíveis cometerem atos idiotas, como tirar fotos apoiando vândalos.

Mas vamos logo ao assunto: A Constituição Federal garante o direito à liberdade de expressão, inclusive aos protestos, conforme já expliquei no texto "ONDE ESTÁ O DIREITO? E QUAL É A SUA RESPONSABILIDADE NO QUE ESTÁ ACONTECENDO?". Porém, no direito de expressão, mesmo quando exercido por intermédio de protestos, É VEDADO O ANONIMATO. E não sou eu quem está inventando isso, o texto da Carta Magna (outro nome dado à Constituição Federal) é expresso:


"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...)
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"

Duvida? Clique aqui

Ora, se cobrir o rosto é uma forma de esconder quem está por trás da manifestação, usar máscara é manter-se no anonimato, o que é vedado (proibido) pela Constituição!

É lógico que tem aqueles que defendem dizendo que os delinquentes mascarados estão lutando por um Brasil melhor, mas isso leva a algumas perguntas:

1- Se a causa é legítima, por que se esconder?
2- Para que cobrir o rosto se não vai cometer crimes?
3- Queremos voto aberto dos parlamentares, mas protestamos com o rosto escondido?

Isso lembra um trecho da música da Legião Urbana, que sempre cantamos pensando nos políticos. Que tal cantarmos agora pensado em nossas atitudes: "ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação".

Bom, se queremos uma nação melhor, vamos começar obedecendo à lei maior, a Constituição Federal, pois se ela não for respeitada, o que dizer das leis infraconstitucionais (aquelas que estão abaixo da Constituição)?

MASCARADOS X A REPÚBLICA

Poderia comentar todos os males que esses bandidos mascarados podem trazer à República Brasileira, mas não. Aqui quero apenas fazer um comentário sobre A República, a obra de Platão.

Em determinado trecho da obra, através da personagem Sócrates (na obra o filósofo Sócrates é uma das personagens), Platão explica que na democracia as pessoas se sentirão tão livres que cada uma vai achar que tem o direito de fazer o que quiser, e, desse excesso de liberdade, nasce a anarquia. Nessa linha, toda vez que vejo a baderna dos mascarados, lutando por mais liberdade e por seus pseudos direitos, penso: Platão não era só um filósofo, mas também um profeta.

Se você ainda não leu essa obra, leia e reflita sobre o momento político atual. Você vai ficar surpreendido. (Obrigado por me emprestar o livro, Cláudia de Santana!)

Mas enfim, a mensagem que eu quero que fique é: QUEM PROTESTA MASCARADO NÃO TEM DIREITO DE PROTESTAR.

Ah, mais uma coisa: não deixe de escutar Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso e Tico Santa Cruz por causa desse erro. Todos erram. Além disso, de nada vai contribuir começar ouvir Mr. Catra e Cia.

SAIBA AGORA O QUE É A CONSTITUIÇÃO FEDERAL CLICANDO AQUI.



Curta Desvendar o Direito no facebook.

Siga o Desvendar o Direito no Twitter.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome, cidade e comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...