teste

sábado, 8 de junho de 2013

Por que desvendar o Direito? Qual a importância do Direito?


A maioria das pessoas tende a acreditar que o Direito é muito difícil, chato e distante, que é um conhecimento reservado às pessoas que usam terno e gravata, beca e toga. Com esse pensamento, acabam por acreditar que é um conhecimento não que não lhes interessa.
Esse pensamento é um grave engano e traz sérias consequências à vida da sociedade. A falta de conhecimento do Direito leva as pessoas a serem enganadas por políticos, faz com que as empresas prestem serviços sem qualidade, facilita a vida dos corruptos e estelionatários.
Poucas pessoas se dão conta de que o Direito está em cada momento da vida delas. Pra começar, o próprio fato de estarem vivas já tem a operação do Direito, pois a Constituição brasileira garante a todos os brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do Direito à vida. Quando usam energia elétrica e água em casa, transporte público para ir a qualquer lugar ou compram qualquer coisa estão sob a proteção do Direito do Consumidor. Até a vida em família é regulada pelo Código Civil. Eu poderia citar outros vários exemplos, mas acho que já deu pra entender a ideia, ?Portanto, não adianta tentar fugir, o Direito, ainda que não saibamos, faz parte das nossas vidas.
Apesar disso, é impressionante como a maioria dos brasileiros não entende "as coisas" do Direito que fazem parte das nossas vidas. Sempre cito como exemplo clássico a dificuldade que as pessoas têm de saber o que é o Ministério Público (MP). Apesar de todo dia os jornais noticiarem que o Ministério Público denunciou alguém, muitas pessoas não entendem quem denunciou quem. Uns confundem o MP com os ministérios da presidência  (Ministério da Fazenda, Ministérios da Saúde, Ministério da Educação, etc), outros confundem o Ministério Público com a Defensoria Pública e por aí vão as confusões(o que é o Ministério Público será tema de outra postagem, mas só pra não ficarem sem resposta, o ministérios público é o que conhecemos como "promotoria"). E essa falta de conhecimento não está restrita às pessoas de baixa escolaridade, muitos universitário, empresários e até mesmo pessoas com nível superior têm dificuldade de entender os conceitos do Direito.
Logo, para que possamos viver melhor em sociedade, nos proteger daqueles que tentam nos enganar e saber o que podemos e não podemos exigir, é necessário desvendarmos o Direito.
Espero que vocês gostem do material que será postado. O blog está no início e aberto a sugestões. Fiquem à vontade para comentar, criticar e sugerir.Forte abraço e até a próxima postagem! 

6 comentários:

  1. Adorei essa iniciativa de difundir o Direito! É exatamente o que estamos precisando - conhecer nossos direitos para que possamos adotar uma postura ativa na criação da realidade que queremos. Parabéns Dr. Laécio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da iniciativa. Espero que você continue acompanhando as outras publicações.

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns Laécio pelo site! Vou admitir a você que eu sempre fui extremamente leiga nesses assuntos relacionados ao Direito. Infelizmente moramos em um País em que quanto menos informação a sociedade tiver ao seu dispor melhor, pois assim aumentam-se as chances dos nossos representantes em agir como querem. Acho, por exemplo, que as escolas já deveriam ter em sua grade o Direito Constitucional como disciplina. Tantas matérias inúteis estudei no tempo da escola...Como estou estudando para concursos agora, tenho algumas disciplinas da área de Direito e estou gostando muito! Nossa é como se tirassem uma venda dos meus olhos!! Tenho certeza que esse site me ajudará muito a complementar os meus estudos. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrei!
      Concordo com você: Direito Constitucional deveria fazer parte da grade do ensino médio.
      Espero que você consiga aprovação nos concursos.

      Bons estudos e boa Sorte!

      Excluir
  3. a iniciativa de explicar o direito da forma mais fácil é muito boa
    parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Brandão!

      Que bom que você está gostando e acompanhando as postagens. Espero continuar merecendo a sua leitura.

      Abraço!

      Excluir

Deixe seu nome, cidade e comentário.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...